O grande objetivo da igreja: ser cristã!

25 outubro, 2007

mao3.jpg

Sabe, olhando para algumas igrejas hoje, vemos como elas possuem metas, objetivos e alvos, como grandes corporações empresariais. Mas qual é o verdadeiro objetivo da igreja?

Alguns poderiam arriscar o evangelismo, afinal Jesus recomendou o “ide” em Mateus 28; Outros, a adoração, citando o mesmo Mateus só que o capítulo 22, verso 37 em diante, até mesmo pode ser citada a comunhão, como em Atos 2.

Mas nessa pequena reflexão, gostaria de expressar o que eu penso sobre o grande objetivo da igreja, e por conseqüência, o nosso objetivo. A Bíblia não mostra a igreja primitiva envolvida em grandes estratégias de evangelismo ou adoração, e a comunhão era algo (apesar da redundância) comum. Então o que fala a Bíblia sobre a igreja primitiva? Parece ser um lugar comum e muito banal, mas com certeza também muito esquecido nos dias de hoje. Em Atos 2, a partir do verso 42, vemos uma igreja ativa nas práticas cristãs: estudo, comunhão, auxílio, adoração e oração, mas de maneira simples. E o resultado dessas ações, não poderia ser diferente. – “E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos”.

O que eu posso aprender com esse texto?

Não são as grandes estratégias e os grandes eventos que vão transformar o mundo, mas é na base do relacionamento de amor e confiança, temperado pelo próprio Espírito Santo que pode realizar essa obra. Naquela época as pessoas apenas viviam o cristianismo, na realidade, nem esse nome tinha, viviam apenas o amor de Deus. Tudo era baseado no amor.

Hoje quando uma igreja inicia sua obra, é comum se ouvir: “Em breve, irmãos, esse local vai ser pequeno, vamos precisar de dois ou mais horários de cultos”. – Não estou dizendo que crescer seja errado, mas o foco da igreja deveria ser apenas cristã. O foco de cada indivíduo deve ser o crescimento na fé e a prática do amor, nada mais. O resto é o Espírito Santo quem faz.

Um grupo de pessoas que se unem para experimentar o amor de Deus, e desta maneira, formam uma igreja, deveria pensar única e exclusivamente na experiência do crescimento cristão, exercitando o amor a cada pessoa, indistintamente.

O evangelismo se torna natural, e é marcado pelas oportunidades das situações corriqueiras do dia-a-dia. A adoração é o simples fato de estarmos vivos e gratos. A comunhão é expressa em nossas atitudes, não em espaços físicos ou em horários marcados. A igreja sendo uma comunidade de aceitação, perdão e consolo. E desta forma, Deus vai acrescentando pessoas, os que vão sendo salvos, à esta comunidade. E ela cresce (sobre)naturalmente.

10 Respostas to “O grande objetivo da igreja: ser cristã!”

  1. mczbahiano Diz:

    cristianismo como estilo de vida e não
    como religião. esse é o grande desafio
    da nossa geração. a começar em mim.

  2. Jeff Diz:

    O que me motiva é olhar a oração de Jesus em João 17 e saber que provavelmente estou seguindo o coelho branco certo. Se é sob a unidade que o mundo conhecerá a Verdade enquanto pessoa que realmente é e essa unidade se alcança com comunhão, então há poucas chances de pegar atalhos errados.
    Acho que tá começando uma coisa nova, pois ao contrário de Alice, não me sinto só rumo à “wonderland”, acabo de notar que alguém mais bebeu da garrafinha do chapolin colorado.

    E eu quero mais é fazer alguma coisa.

  3. Jeff Diz:

    O que me motiva é olhar a oração de Jesus em João 17 e saber que provavelmente estou seguindo o coelho branco certo. Se é sob a unidade que o mundo conhecerá a Verdade enquanto pessoa que realmente é e essa unidade se alcança com comunhão, então há poucas chances de pegar atalhos errados.
    Acho que tá começando uma coisa nova, pois ao contrário de Alice, não me sinto só rumo à “wonderland”, acabo de notar que alguém mais bebeu da garrafinha do chapolin colorado.

    E eu quero mais é fazer alguma coisa.

  4. JHEINE KELLE Diz:

    OH SERIA ÓTIMO TAMBÉM SE AS ESCOLAS BUSCASEM INSENTIVAR OS ALUNOS QUE A VIDA NÃO GIRA EM TORNO DO CONSUMO DESEJADO MAS EM TORNO DA FELICIDADE DE VIVER POR UM MUNDO MELHOR…COMTINUE COM ESTE BONITO JESTO DE MOSTRAR QUE NEN TUDO NA VIDA DEVE GIRAR EM TORNO DO QUE VOCE QUER MAS DO QUE É MELHOR PARA ESTA NAÇÃO DE HOJE E SEMPRE…….

  5. Caroline Diz:

    ólha seria muito bom se toda as pessoas focem pelo melhór caminho q existe o caminho de Deus!!!!
    e seria ótimo se não existice a violência tantas pessoas inocentes q estão morrendo!!!
    tantas pessoas q estão por acidente de automóvel…
    Se for beber não dirija porq além de você correr o risco de perder a sua vida pode acabar com a vida de uma pessoa que você ama;
    uma pessoa que não tem nada a ver com os seus problemas!!!
    ja q não podemosa acabar totalmente com a violência fique conciente……
    “A VIOLÊNCIA,A BEBIDA E AS DRÓGAS SÓ LEVAM AS COISAS RUINS”
    não trás nada de bom para a sua vida!!!
    Eu só pésso a Deus que:
    q de um mundo melhor pra nós!!!!♥♥♥♥

  6. Samuca Diz:

    Olá, gostei muito de seus artigos, gostaria de te convidar para partipar de uma rede de troca de conteúdo, para mais detalhes me adiciona no msn co_herdeiro@hotmail.com ou me manda um email ok. Abraços. Samuel


  7. [...] O grande objetivo da igreja: ser cristã! outubro, 2007 6 comentários 4 [...]

  8. José leandro Diz:

    Me idêntifiquei muito com o que você escreveu, pois neste momento o qual será registrado o meu depoimento, me argumentava sobre “ser cristão sim, mas de qual Igreja”. e uma coisa que me chamo muito a atenção foi o 4º parágrafo, onde você relata que naquela época as pessoas viviam o cristianismo, mas sem denominá-lo como uma religião, ou seja, viviam o amor mútuo de Deus através de Jesus Cristo, e isto é uma coisa que hoje está se perdendo, as pessoas se denominam cristãos e escolhem a Igreja que mais lhe convém e pronto, e estão deixando com que o amor de Deus para com os homens e dos homens para consigo mesmos se esfrie…
    Precisamos muito, nos tempos atuais, do Espírito Santo de Deus para ir de encontro a essa correnteza que está passando.

    • Luna Diz:

      Obrigado José Leandro, eu tb quando escrevi esse texto, estava da mesma situação que vc hj, e esse é um grande desafio para nossa geração, sermos parecidos cada vez mais com Jesus, e não, sermos moldados ou estereotipados conforme o pensamento de uma minoria…Deus te abençoe


  9. Rapaz!! Glória a Jesus!!
    Como nestes dias tem passado por nós, um cristianismo mascarado, sem o genuíno, mais eu creio que Deus tem levantado uma geração para fazer a diferença nesta terra, através da comunhão, da unidade e principalmente o amor…Louvo a Deus por sua vida, e postara em tratar esta causa com sabedoria..Deus abençoe e um forte abraço!!


Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 346 outros seguidores

