DICOTOMIA # 1 – Neo ou Sr. Smith?

25 junho, 2007

Está achando estranho o título? Não, não me enganei, é exatamente isso que está na minha mente. O comportamento de ambos os personagens de Matrix, o primeiro vivido por Keanu Reeves e o segundo por Hugo Weaving, reflete bem o que ando pensando ultimamente sobre convivência social cristã.
Neo e Sr. Smith desejavam praticamente a mesma coisa, libertarem-se da Matrix e tomarem suas decisões por consciência própria, deixando de lado experiências falsamente virtuais de sentimentos e sensações. Porém há uma grande diferença na conduta dos dois rapazes. Sr. Smith prefere egoisticamente se replicar nos outros membros da Matrix, impondo seu desejo e seu sonho a eles, não dando espaço para objeções. Por outro lado, Neo prefere agir, dando oportunidade as pessoas de pensarem o melhor caminho, e caso elas desejassem a liberdade, ele então se oferecia para ajudá-las. Claro que isso também significava que ele próprio estava procurando o seu caminho e suas respostas, ou seja, ele não era e nem tinha todas as soluções.
Atualmente, diante de tantas opções evangélicas de igrejas, como: igrejas Liberais, Conservadoras, G12, Grupos Pequenos, Igrejas Alternativas, Undergrounds, Emergentes, etc., será que não estamos negligenciando algo que deveríamos estar vivendo com mais intensidade? Uma coisa chamada tolerância?
Tenho visto pessoas tentando impor suas crenças goela abaixo de outras pessoas. Creio que o cristianismo não é isso, pois nos ensina a sermos mais tolerantes, com nossos irmãos e com o mundo que nos cerca. Assim como diz em Colossenses 3;13: “suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se alguém tiver queixa contra outro. Assim como ainda o Senhor vos perdoou a vós, assim o fazei também vós;”, melhor ainda, dêem uma olhada nesse capítulo todo. Fala sobre diversos relacionamentos e como se comportar em cada um deles.
O nosso grande erro em questão, é querer replicar nas pessoas aquilo que nós queremos ser, desejamos alcançar ou até mesmo a “doutrina” da igreja que freqüentamos. No entanto, o que nós deveríamos transmitir é a vida de Jesus simplesmente, Ele sim é a resposta e o caminho certo para sairmos dessa Matrix que é o mundo, e alcançarmos a nossa Zion (Sião).
O que temos visto é um exército brigando entre si, com líderes querendo chamar a atenção para seus feitos e talentos humanos. Nós não precisamos disso.
Eu tive uma experiência muito boa nos últimos anos. Faço parte de um grupo de pessoas, de diversas denominações, tradicionais e renovadas, conservadoras e pentecostais, e há, até hoje um respeito muito grande e uma convivência harmoniosa entre nós. Porque respeitamos as diferenças, carregamos os pesos uns dos outros e amamos as pessoas, e não o que elas fazem. A beleza da multiforme sabedoria de Deus é essa: a diversidade de idéias e a variedade de dons, naturais e espirituais, onde várias pessoas convivem em paz, numa sociedade em caos porque todos querem impor suas ideologias.
Afinal, quem está certo, Neo ou Sr. Smith?
Eu particularmente prefiro a liberdade de pensar e questionar.
Inclusive achei melhor começar a série DICOTOMIAS com esse tema, pois assim, teremos em mente daqui para frente, a questão do respeito de opinião.

Anúncios

5 Respostas to “DICOTOMIA # 1 – Neo ou Sr. Smith?”


  1. Fala Luna !

    Muito legal o novo blog cara, gostei do texto tambem…
    parece ser um assunto recorrente né ?
    Ultimamente não tenho escrito tanto, mas em breve voltarei…
    só uma crítica, cadê o link pro meu blog ? rs

    Abrção mano !

  2. Sheyla Maira Says:

    Olá!!!

    Luna, gostei muito do texto…
    Nos faz refletir sobre uma serie de coisas principalmente sobre as diferenças no meio cristão…apesar de ter passado pouquissimo tempo mas tbm fiz parte de um grupo onde tinham pessoas de várias denomominções e havia muita harmonia e c/ td certeza a presença de Deus…..
    Q o nosso Deus continue te usando p/ nos abençoar

  3. Danilo Belo Says:

    Gostei muito deste novo blog. Está ótimo!

    sempre com temas atuais e que nos fazem refletir sobre nós mesmos.

    parabéns!!


  4. ehehe, foi mal

    disse que é recorrente não como uma crítica a escrever sobre isso, mas que passam os anos e os problemas continuam os mesmos..

    valeu por ter colocado o meu link,

    Abração


  5. Grande Luna…

    Cara lembra aquelas letras que eu fiz pros “Crash” ( putz, agora eu desenterrei né ? rs) “Olhos Negros” que voceme deu uma dicas lembra ? pois é publiquei no blog, não me atrevia chamar de poesia, mas é algo próximo disso, rs

    Abração, mano té mais


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: