Vida Simples

2 setembro, 2007

Nestes últimos dias, tenho pensado sobre um assunto não muito popular atualmente, trata-se da Vida Simples; não confunda com o programa da Rede Record. É algo mais profundo e sério. Secularmente já há uma corrente de estudos e uma filosofia de vida denominada: Downshifting, “que significa mais ou menos “trazer para baixo”, “baixar a bola”, numa alusão mais popular. Pode também se falar em simple living (vida simples) ou ainda em voluntary simplicity (simplicidade voluntária).”
O conceito é simples como o próprio nome já diz, é como se nós puxássemos o freio de mão de nossas vidas, diminuíssemos o ritmo acelerado e deixássemos de lado o consumismo desenfreado que tanto nos agride como também a natureza.
Na realidade, estou ainda estudando e buscando fontes para poder escrever mais sobre isso, mas uma coisa eu já sei, é um movimento que vai na contra mão do que já conhecemos como Teologia da Prosperidade, pois nos leva a estarmos contentes, ou melhor, satisfeitos, com a nossa vida e com o que possuímos, assim como o Apóstolo Paulo nos fala em Filipenses 4;11 a 13 – “Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.”

Downshifting é uma proposta de vida mais simples, simplificar em tudo o nosso estilo de vida. Consumo mais regrado, mais consciente. Buscar pela durabilidade das coisas adquiridas e resgates de valores como família, amizades e outros mais. Buscar também valores que realmente não agridam tanto ao meio ambiente e derrube por vez a competitividade entre os homens. Parece que downshifting propõe a volta a uma vida mais equilibrada.”
Acho que a igreja tem muito a ganhar resgatando esses valores, e nós como indivíduos muito mais.
Aguardem. Em breve vou falar mais sobre isso.

PS: Em itálico, citações do texto “Downshifting Cristão” de Maria Alice Nascimento Strehle extraído do site www.presbiteriana.com.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: