Vida Simples

2 setembro, 2007

Nestes últimos dias, tenho pensado sobre um assunto não muito popular atualmente, trata-se da Vida Simples; não confunda com o programa da Rede Record. É algo mais profundo e sério. Secularmente já há uma corrente de estudos e uma filosofia de vida denominada: Downshifting, “que significa mais ou menos “trazer para baixo”, “baixar a bola”, numa alusão mais popular. Pode também se falar em simple living (vida simples) ou ainda em voluntary simplicity (simplicidade voluntária).”
O conceito é simples como o próprio nome já diz, é como se nós puxássemos o freio de mão de nossas vidas, diminuíssemos o ritmo acelerado e deixássemos de lado o consumismo desenfreado que tanto nos agride como também a natureza.
Na realidade, estou ainda estudando e buscando fontes para poder escrever mais sobre isso, mas uma coisa eu já sei, é um movimento que vai na contra mão do que já conhecemos como Teologia da Prosperidade, pois nos leva a estarmos contentes, ou melhor, satisfeitos, com a nossa vida e com o que possuímos, assim como o Apóstolo Paulo nos fala em Filipenses 4;11 a 13 – “Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.”

Downshifting é uma proposta de vida mais simples, simplificar em tudo o nosso estilo de vida. Consumo mais regrado, mais consciente. Buscar pela durabilidade das coisas adquiridas e resgates de valores como família, amizades e outros mais. Buscar também valores que realmente não agridam tanto ao meio ambiente e derrube por vez a competitividade entre os homens. Parece que downshifting propõe a volta a uma vida mais equilibrada.”
Acho que a igreja tem muito a ganhar resgatando esses valores, e nós como indivíduos muito mais.
Aguardem. Em breve vou falar mais sobre isso.

PS: Em itálico, citações do texto “Downshifting Cristão” de Maria Alice Nascimento Strehle extraído do site www.presbiteriana.com.

Deixe um comentário

