VIDA SIMPLES E O CONSUMO EXAGERADO

5 novembro, 2007

dia-mundial-do-nao-consumo3.jpg

No próximo dia 23 de Novembro vai ser comemorado, se é que podemos falar assim, o Dia Mundial do Não Consumo. São 24 horas que os participantes se comprometem a não comprar nada. Mas não é apenas o não comprar, mas utilizar o dia pra refletir e pensar sobre o consumo exagerado ou sem necessidade, planejar uma vida mais simples e com qualidade.

O consumo exagerado ou sem necessidade gera diversos males, um deles afeta diretamente o bolso de cada um de nós. Quantas vezes vc compra algo que depois se arrepende? Ou então, vc fica eufórico e ansioso pra comprar determinada coisa, e depois de adquirido, não tem nenhum valor? Confesso que já passei por essas situações.

Pra ajudar nessa questão, eu sugiro a leitura do texto A Gota D’água da jornalista Flavia Galembek, da revista Vida Simples. Ela foi mais ousada. Ficou 1 mês sem compras desnecessárias, fez uma lista de coisas essenciais e partiu para o desafio.

A minha sugestão é uma campanha entre nós, nossos amigos, parentes, etc., para divulgar esse dia. Passarmos 24 horas sem comprar absolutamente nada. Mas não só isso, podemos aproveitar e praticar também boas ações. Visitar pessoas, asilos, orfanatos, levar conforto e consolo a essas pessoas. Doar nosso tempo e nossa atenção. Pra nós não custa nada, para eles é um tesouro!

Se o planeta esta esse caos climático, com problemas de saúde e fome nos países pobres, miséria nos países emergentes, com seus filhos sendo explorados pelos ricos, vamos ter uma atitude mais consciente na hora de comprar ou consumir produtos.

Depois do dia 23 de novembro vamos ser mais equilibrados, conscientes e responsáveis em nosso consumo, vamos procurar produtos que não agridam a natureza nem o planeta, que tenhan responsabilidade social e ecológica.

Faça sua parte! Pelo menos espalhe a idéia.

 

 

Outras leituras importantes:

Dia Mundial de Não Consumo

O (não) consumo verde, de Vicki Robin

Natal sem compras

4 Respostas to “VIDA SIMPLES E O CONSUMO EXAGERADO”

  1. thiagoc Says:

    eae camarada…

    tem um MEME pra voce dar continuidade lá no meu blog…

    passa lá.

    http://www.sabadoanoite.wordpress.com

    abração.

  2. Emanuelle Says:

    Eu acho essa campanha muito boa,apesar de eu ter que fazer um trabalho sobre o consumo exagerado isso vai me dar uma nota auta para que eu possa passar de ano eu tabem vou ajudar então vamos fazer de tudo contra o consumo exagerado é pode deixar que eu vou fazer a minha parte dia 23 de novembro.

    Obrigado!

  3. Maria Rosa Primo Says:

    Isto é para um trabalho para a escola, precisava da vossa ajuda, vou elaborar um pequeno questionário.
    Conseguiria viver sem consumir?
    O que acha, acerca do consumo exagerado?
    A consumirmos desta maneira como acha que o nosso planeta estará daqui a 10 anos?
    O que o leva a ir ás grandes superficies comerciais?


  4. […] VIDA SIMPLES E O CONSUMO EXAGERADO novembro, 2007 3 comentários 3 […]


Deixe um comentário

