Procuram-se mártires, quem se habilita?

20 dezembro, 2007

Filmes sempre vão gerar em mim, idéias, pensamentos, reflexões e sonhos. Ontem pela enésima vez assisti O Gladiador, com Russel Crowe e Joaquin Phoenix. E este filme me inspira, faz o cristão dentro de mim pular.
E se você olhar a sua volta por alguns instantes, tente responder a essa minha pergunta: Onde estão os mártires?
A história humana está cheia, repleta de mártires. Ok, talvez você não saiba o que é um mártir, então vamos ao dicionário:
[Do gr. mártyr, ‘testemunha’, pelo lat. ecles. martyre.] S. 2 g.
1. Pessoa que sofreu tormentos, torturas ou a morte por sustentar a fé cristã. 2. Pessoa que sofre tormentos ou a morte por causa de suas crenças ou opiniões.
Voltando ao assunto, como falei anteriormente filmes me inspiram, histórias reais (Coração Valente) e não tão reais (O Gladiador) mostram pessoas que se comprometem com a justiça, a liberdade e a verdade, mesmo que tenham que pagar o preço de privações pessoais ou até mesmo a morte.
Então, dei uma olhada ao meu redor, e o que vi, não condiz com o cristianismo de Jesus. Talvez seja outro cristianismo que esteja sendo pregado hoje em dia, pois as pessoas pensam em seus benefícios, bençãos, bem estar e riquezas … mártir? Isso é coisa do passado pra elas.
Só para lembrar as palavras de Jesus, pois ele foi o 1º mártir cristão, pois viveu intensamente a verdade que pregava ao ponto de morrer, por amor a nós e ao Pai: ” Não é o discípulo mais que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor – Mateus 10:24″.
Também lembrando as palavras de Paulo, apóstolo e como todos os outros cristãos do seu tempo, foi um mártir: “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. – Gálatas 1:8”.
Mas, também lembrando, que nossa morte não é em vão, pois morremos por amor: “E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram. – Apocalipse 6: 9 a 11”.
Então, ainda teremos alguns mártires em nosso tempo. Quem se habilita? Ah sim, para quem não sabe, anátema é:
[Do gr. anáthema, pelo lat. anathema.] S. m.
1. Expulsão do seio da Igreja; excomunhão.2. Maldição, execração, opróbrio. 3. Reprovação enérgica. 4. Indivíduo que sofreu excomunhão (1). 5. Excomungado, maldito, amaldiçoado. 6. Réprobo, condenado. 7. Excomungado, amaldiçoado.
Anúncios

Uma resposta to “Procuram-se mártires, quem se habilita?”


  1. palavras sinceramente valiosas. é interessante como muita gente tem vindo pra cá, brother. gente q veio, está aqui como vc, e gente que ainda virá. alguns vêm diretamente pra esse encontro com o silêncio e vão morar em cabedelo (hehehe, e não é só vc hein…o Osmar Ludovico tbm mora aí e escreveu até um livro recentemente publicado, Meditatio)…outros vem pra se integrar de vez na vida semi-louca da cidade pseudo-grande chamada João Pessoa. A verdade é que Deus está com todos, agindo e transformando aquilo que ele desejar. E estamos aí, nos desertos ou nas festas. Apenas grite qnd precisar! =]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: