Cristo ou Barrabás?

4 março, 2008

Lá pela década de 90, esse era o refrão de uma música da banda Katsbarnea, onde um Brother Simion, vociferava: – Cristo ou Barrabás!!! – Mas em tempos de pré-semana santa, ou quaresma, como preferirem, queria meditar sobre algo: o caminho do sucesso.

O que configura o sucesso? Cair nas graças do povo, ser ovacionado e aplaudido? Ou compreender sua missão e ir com ela até o fim, custe o que custar? No texto de Mateus 27; do versículo 21 ao 26, podemos ver essa situação. O povo clamava por Barrabás, e ele estava gostando disso, afinal o povo o reconhecia, ele que tentava a liberdade de Israel por vias violentas, estava se achando o máximo. E Jesus? E quanto a Jesus, ele era apenas lembrado para sofrer, ser açoitado e morrer crucificado. O mesmo povo que o tinha recebido de braços abertos e folhas de palmas na semana anterior, agora o queria ver morto.

Mas ele conhecia sua missão, sabia o que deveria acontecer, afinal todo o velho testamento aponta para isso. E ele não titubeou. Segundo John Stott, no livro A Cruz de Cristo, que faz um questionamento: – afinal quem matou Jesus? Os soldados romanos? O povo judeu? Foi Pilatos? Ou foi Deus? Na realidade, Jesus nos amou até o fim, mesmo que esse fim significasse a morte, portanto, ele se entregou de forma espontânea por nós. Ninguém o matou, ele seguiu até o fim com o plano. Ele alcançou o sucesso. Cumpriu com o propósito pelo qual veio ao mundo.

A cruz que era de Barrabás, figurademente representando cada um de nós, foi destinada a Jesus. Ele morreu no lugar de Barrabás. Ele morreu em meu lugar. O que aconteceu a Barrabás depois disso? Não sei. A história se esqueceu dele. Mas muitos sabem o que aconteceu a Jesus. Após 3 dias de morto, ressuscitou e está a destra de Deus, em glória, pois cumpriu o plano. Alcançou o sucesso.

Enfim, você deseja Barrabás, e o caminho fácil mas que não alcança nenhum propósito? Ou prefere Cristo, que apesar de um caminho doloroso de morte, alcançou a glória e o cumprimento dos planos de Deus?

Escolha: Cristo ou Barrabás?

Anúncios

Uma resposta to “Cristo ou Barrabás?”

  1. cibeletenorio Says:

    Nossa, interessante esse ponto de vista!
    Falou bastante ao meu coração, pq ebora não esteja numa cruz, vivo o mesmo dilema. Estamos ambientados nesse mundo louco em que as bases da nossa fé por vezes estremece…

    Ser como Jesus ainda é desafiante:
    “A minha comida é fazer a vontade do meu pai..”
    Um dia a gente chega lá!
    C.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: