From UK 08 ou New Wave 80?

26 março, 2008

O homem é um ser tribal. Desde sua origem, tenta se agrupar com os semelhantes, parecidos ou com idéias em comum. E não é diferente, nesses tempos de MP4, 5 ou 6, notebooks e outras bugingangas digitais.

Li recentemente numa matéria do G1 o surgimento de uma nova tribo urbana, mais conhecida como From UK. Em contato com o conteúdo da matéria, fui remetido diretamente para os anos 80 com o surgimento da New Wave (no Brasil, pois lá fora essa vertente já existia pelo menos 10 anos antes) .

O visual, a roupa, ser espalhafatoso, agredir no modo de se vestir. São essas semelhanças que enxergo nas duas “correntes filosóficas urbanas”. Os From UK, ainda misturam um quê de Wandy Warhol e o seu universo pop, em busca da fama, sucesso e popularidade. A diferença é o meio, deixamos de lado a TV e hoje nossa tela é a do computador, celulares e games.

Esses adolescentes deixaram de lado também, a essência da rebeldia do rock, de protestar, de se inconformar com as situações, e assumiram uma postura mais capitalista, consumista. O que importa é o visual.

Eles também perderam a alegria contagiante que a New Wave possuía. São mórbidos e deprimidos (ou deprimentes, como preferir), sem esperança, pois, depois de alguns anos, eles deixarão tudo isso e viverão suas vidas como seres normais. Por que nessa tribo não há essência para se guardar. Não há um espírito em comum.

Seu ajuntamento é pela aparência. Seu “style” é a moda.

Em tempos que um Emo ganha a versão 2008 do BBB, o que podemos esperar para as próximas edições?

Para leitura, a reportagem dos From UK no G1 e sobre o New Wave na Wikipedia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: