Gonzagão e Gonzaguinha

3 junho, 2008

Ah, o poder da música! Sempre trabalho com música no último volume. Ontem, em especial tirei o dia pra ouvir Luiz Gonzaga. Minha gente, como me fez bem!

O humor inocente, a poesia simples, o jeito de falar que a gente reconhece bem. Que gênio, o senhor Luiz Gonzaga! Tantos anos depois de sua morte, sua obra está ai, atual, viva, na boca do povo. No nordeste você puxa o coro fácil com canções como: “Olha pro céu, meu amor, vê como ele está lindo…” Ouvir Gonzagão é lembrar da infância, da quadrilha dançada de improviso na rua nos dias de São João, dos passeios em Maribondo com a minha família pra visitar o vovô e a vovó. Luiz Gonzaga fala como meu avô falava. Essa identidade nordestina tão exposta, essa alegria mesmo tendo pouco. Aqui alguns álbuns dele pra baixar:

http://gonzagao.4shared.com

Agora estou ouvindo o filho, Gonzaguinha. Me identifico com algumas canções, em outras lembro das pessoas que amo. Ouvindo “Bom Dia”, lembrei de Cléa, lembrei de Luna, Kesia e do povo do Kairós, porque nós atravessamos mil saaras!

Apesar de tudo estamos vivos
Pro que der e vier prosseguir
Com a alma cheia de esperanças
Enfrentando a herança que taí
(meu Deus do céu)
Nós atravessamos mil saaras
E eu nunca vi gente melhor pra resistir
A tanta avidez, a triste estupidez
Ao cada um por si, ao brilho da ilusão
Digo na maior – melhores dias virão
É um desejo deste enorme coração
E vamos cuidar da úlceras
E vamos tratar dos pústulas
Justiça remédio sensacional
Para levantar nossa moral
E pra encrementar o ânimo
E pra fortalecer o fôlego
Um vinho constituinte bem popular

para reforçar a saúde nacional
Bom dia, bom dia, bom dia
Alegria, alegria, alegria
Bom dia, bom dia, bom dia
Taí o que a gente merecia
(pra começar).

Apesar de tudo estamos vivos
Pro que der e vier

Cibele (a princesa e o guerreiro)

2 Respostas to “Gonzagão e Gonzaguinha”


  1. então… não falaram muita coisa, acho que eles não curtem muito o som, rsss, mas o cara ficou espantado de um brsileiro conhecer uma banda de lá, ele tambem não sabia nada sobre a NSK, mas a mina sim…

  2. Hugo Says:

    Infelizmente o forró dehj em dia nao é assim…

    só é colocar segundas intenções e um ritmo dançante que faz sucesso –‘

    ta conseguindo superar o funk.


Deixe uma resposta

