Quando a saudade bater

29 setembro, 2008

Hoje estou um pouco triste, melancólico, por isso, fiz essa poesia-desabafo para tentar aliviar a dor.

Uma dor, suave e constante,

O peito choroso, um lamento,

Uma lágrima. Saudade.

O que deveras é então esse sentimento,

Que só em língua portuguesa existe nome?

Não precisamos definição, apenas sentir.

Lembranças de um tempo bom,

Da minha infância, brincadeiras e alegria.

Da chuva molhando a janela,

O cheiro do café quente e terra molhada,

A presença de minha mãe, olhando-me,

E carinhosamente afagando meus cabelos.

Hoje, apenas um lamento. Saudade.

Lembranças de duas terras que adotei,

Como sendo minhas por natureza,

A louca cidade encanta sem belezas,

São Paulo, terra de brava gente.

Ensinou-me a viver, deu-me as letras.

Do cinza dos prédios para o verde canavial,

Alagoas, adotei-te para ser minha amada.

Azul do céu e verde dos coqueirais,

O dourado do sol, morenando em suas praias.

Por onde passei, amigos eu fiz.

Hoje, a saudade me faz chorar.

Lembranças dos amigos,

De longe ou de perto,

Que ainda estão, ou já se foram.

Partir é tão dolorido quanto morrer,

A diferença é a esperança.

Diz a lenda, que a origem da palavra,

Vem do período das descobertas,

Quando as naus partiam, e quem ficava, sentia.

Solitat deu origem a palavra latina soedade

Para nós, intimamente apenas saudade.

Hoje, a saudade bateu bem forte no peito.

E uma lágrima insiste em querer sabotar meu dia.

E sinto a tristeza de não poder dizer o que sinto

A todos que eu gostaria de dizer, o que sinto por eles.

Apenas isso, saudade!

2 Respostas to “Quando a saudade bater”

  1. elianderson Says:

    “A diferença é a esperança”.
    em pensar que você passou tão
    pouco tempo por aqui. oh terrinha
    boa pra cativar as pessoas e deixar
    a saudade latente no coração o
    tempo todo.

  2. regganata Says:

    Olá

    Otima poesia…
    Sei como eh isso, SAUDADES!!!

    As coisas deveriam ser mais simples…
    Te convido a conhecer meu blog tb,espero ssua visita.

    Abraços.


Deixe uma resposta

